EDITAL Nº 126/2025 PROFESSOR ESPECIALISTA EM CURRÍCULO LESTE 2

Entrevistas PEC Qualidade da Aula – 30/10/2025

Jackeline Alves Vilar –14h15 às 14H30

https://teams.microsoft.com/meet/2583217240716?p=dlrm7Pn7Z4k0kpsYrK

Patrícia Abgail dos Santos – 14h15 às 14h30

https://teams.microsoft.com/meet/2528390354901?p=y6AHgKnyIL8EfiBzBG

Tatiane Santos Rosa-14h30 às 14h45

https://teams.microsoft.com/meet/2654383835591?p=8MovZTK7da3Wly107W

Valéria Penha de Oliveira Santos – 14h45 às 15h

https://teams.microsoft.com/meet/2932280564793?p=2yR9qhx27MYYrkjrHO

Denilson Maciel da Silva – 15h às 15h15

https://teams.microsoft.com/meet/2823093429496?p=RY94VzcXah7DwzsX0c

 


O Coordenador Geral – Dirigente Regional de Ensino, em atendimento à disposição da Resolução SEDUC n. 111 de 06 de dezembro de 2024, torna pública a abertura de inscrições para o processo de credenciamento para integrar o quadro de Professores Especialistas em Currículo na Unidade Regional de Ensino Leste 2.

I – Do processo de seleção
1.O Processo de Seleção de docentes interessados dar-se-á por meio de:
1.2 – Preenchimento do formulário de inscrição;
1.3 – Proposta de trabalho;
1.4 – Entrevista.

II – Dos requisitos
2.São requisitos para designação de Professor Especialista do Currículo para atuar na Equipe de Especialistas em Currículo:

2.1. Anexo I: a que se refere o artigo 3° da Lei Complementar n° 1396, de 22 de dezembro de 2023.

2.1.1 Docente Efetivo (Cat. A);
2.1.2 Ocupante de Função Ativa (Cat. F);
2.1.3 Licenciatura Plena em Ciências da Natureza;
2.1.4 Contar com, no mínimo, três anos de experiência em docência na rede estadual ou em políticas públicas.

3. A Resolução SE 111/2024 em seu artigo 1ª veda a designação de docente contratado nos termos da Lei Complementar 1.093, de 16-07-2009, na função de CEC ou de Professor Especialista em Currículo. (Categoria O)

3.1 – III – Das vagas

3.1.1-1 (uma) vaga – PEC Qualidade da Aula-Ciências da Natureza

3.1.2– Os professores entrevistados não selecionados poderão compor um cadastro reserva da Diretoria de Ensino para processos seletivos futuros de acordo com a necessidade.

IV – Das funções e atribuições
4.1-O Art. 6º da Resolução SEDUC estabelece as seguintes categorias de atribuições para os Professores Especialistas que integram o Quadro da Equipe de Especialistas em Currículo:
(…) Artigo 6º – Os Professores Especialistas em Currículo poderão ter diferentes atribuições e responsabilidades, com base no Anexo I da Lei Complementar Estadual nº 1.396, de 22 de dezembro de 2023, que alterou a Lei Complementar Estadual nº 1.374, de 30 de março de 2022, de acordo as seguintes pastas de atuação:
I – Pastas com exclusividade de atuação:
a) Qualidade da Aula
b) Programa Multiplica
II – Pastas prioritárias, que não podem ser acumuladas entre si:
a) Desenvolvimento Curricular
b) Educação Especial
c) Convivência
III – Ponto focal de programas e projetos da SEDUC, que deve ser atribuída apenas a Professores Especialistas em Currículo alocados em pastas prioritárias.(…)
(…) § 1° – Das atribuições e responsabilidades do Professor Especialista em Currículo com dedicação exclusiva à pasta de Qualidade da Aula:
1 – realizar visitas presenciais às unidades escolares sob sua responsabilidade, no mínimo, uma vez a cada duas semanas, com foco em trabalhar as prioridades definidas no roteiro de acompanhamento disponibilizado periodicamente pela SEDUC, formar e apoiar o Coordenador de Gestão Pedagógica e acompanhar o trabalho pedagógico dos professores em sala de aula;
2 – registrar as visitas, os pontos trabalhados e encaminhamentos definidos com a gestão escolar e com professores;
3 – estudar e discutir com o Coordenador de Equipe Curricular e com os Professores Especialistas de Currículo estratégias para implementar os roteiros de acompanhamento propostos pela SEDUC, considerando também as particularidades de cada escola;
4 – realizar a formação em serviço do Coordenador de Gestão Pedagógica, fortalecendo e qualificando sua atuação pedagógica e formativa na escola;
5 – orientar e apoiar o Coordenador de Gestão Pedagógica no planejamento e implementação de atividades de gestão pedagógica na escola, tais como formação dos docentes, orientação do uso de recursos didáticos ofertados pela SEDUC (materiais digitais, impressos e plataformas educacionais), observação de aula para qualificação do planejamento e das metodologias de ensino utilizadas em sala de aula pelos professores, análise e acompanhamento de indicadores e implementação de programas e projetos da SEDUC, sempre visando à melhoria da aprendizagem dos estudantes;
6 – assistir a aulas de professores das escolas sob sua responsabilidade, desde que previamente agendadas com os docentes e com o Coordenador de Gestão Pedagógica e gestor da unidade, com foco em apoiar o docente na qualificação de suas práticas pedagógicas;
7 – acompanhar e orientar o planejamento e o replanejamento das unidades escolares;
8 – acompanhar e analisar todos os indicadores pedagógicos e suas respectivas metas das unidades escolares sob sua responsabilidade, de forma a identificar escolas que precisam de apoio e propor ações para melhorar os resultados;
9 – trabalhar em parceria com o Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional das escolas sob sua responsabilidade, identificando as necessidades e propondo encaminhamentos para solucionar os problemas;
10 – identificar necessidades específicas da escola relacionadas ao segmento, área e componente e ao atendimento aos estudantes elegíveis de Educação Especial, acionando integrantes da Equipe de Especialistas em Currículo para realizar intervenções em escolas que demandam mais apoio e/ou encaminhando os profissionais da escola para programas de formação continuada da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EFAPE;
11 – acionar o Professor Especialista em Currículo responsável pela pasta Desenvolvimento Curricular para apoiar escolas que evidenciem dificuldades por parte dos professores e estudantes no desenvolvimento das aprendizagens e/ou na apropriação dos materiais, plataformas educacionais e instrumentos avaliativos de algum componente ou área do conhecimento;
12 – desenvolver ações de articulação entre o currículo, os recursos pedagógicos ofertados pela SEDUC (materiais digitais e impressos e plataformas educacionais) e as avaliações externas (Prova Paulista, Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB e Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA);
13 – elaborar, em parceria com o Coordenador de Equipe Curricular e Professores Especialistas em Currículo, o plano de trabalho da Equipe de Especialistas em Currículo para a melhoria da aprendizagem das escolas da regional, a partir das necessidades identificadas nas visitas presenciais às escolas sob sua responsabilidade, na análise de indicadores de resultados das avaliações, nos relatórios dos Coordenadores de Gestão Pedagógica e nas diretrizes da SEDUC;
14 – participar das orientações técnicas e formações presenciais e/ou remotas promovidas pela SEDUC sobre o acompanhamento pedagógico das escolas, garantindo o cascateamento das estratégias formativas em sua Diretoria de Ensino e nas unidades escolares da regional sob sua responsabilidade;
15 – promover o compartilhamento de boas práticas entre as unidades escolares, os integrantes da Equipe de Especialistas em Currículo e outros membros de sua Diretoria de Ensino;
16 – apoiar os Professores Especialistas em Currículo responsáveis pelas pastas de Educação Especial e Convivência na promoção da inclusão educacional e de um bom clima escolar;
17 – participar dos momentos de planejamento, alinhamento, formação e de outras atividades relacionadas às atribuições da Equipe de Especialistas em Currículo conforme orientação do Coordenador de Equipe Curricular e da equipe da SEDUC. (…)

V – Das inscrições
5. As inscrições serão realizadas pelo preenchimento do formulário por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEY9VPvUA26QyNl–pQuIT7fpsIhovo56AogqdDfVhHReoDw/viewform?usp=sharing&ouid=113535425757841882717  a partir do dia 22/10/2025 até o dia 28/10/2025 às 17 horas.

5.1 – No ato de inscrição o docente deverá preencher os dados referentes a sua formação e inserir os documentos:
5.1.1 RG;
5.1.2 Comprovante de Inscrição para atribuição de classes/aulas 2025;
5.1.3 Diploma e Histórico Escolar de Licenciatura Plena (ambos/frente e verso)
5.1.4 Proposta de Trabalho para atuação da Equipe de Especialistas em Currículo (conforme edital)
5.1.5 Atestado de Frequência dos últimos 3 anos com data base até 20/12/2024

VI – Da proposta de trabalho
6 – A Proposta de Trabalho deverá explicitar os referenciais teóricos que fundamentam o exercício da função de Professor Especialista do Currículo Equipe de Especialistas em Currículo e conter:
6.1 – Apresentação do candidato (trajetória escolar e de formação, bem como suas experiências profissionais);
6.2 – A importância das iniciativas da Secretaria do Estado da Educação do Estado de São Paulo para o fortalecimento das práticas e do acompanhamento pedagógico das escolas e das ações de orientação e aperfeiçoamento do fazer pedagógico em sala de aula para o fortalecimento do pilar básico da melhoria da qualidade do ensino;
6.3 – Descrição sintética das ações que pretende desenvolver como Professor Especialista do Currículo para atender as vagas objetos do edital;
6.4 – O uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem.

VII – Da entrevista

7.1 – Etapa 1
7.1.1 – Local: Via Plataforma Teams
7.1.2-Com link que será disponibilizado no site da URE Leste 2, de acordo com os horários previamente agendados com os respectivos inscritos, cuja inscrições forem deferidas.

7.2 – Etapa 2
7.2.1– Local: Unidade Regional de Ensino – Leste 2
7.2.2- Entrevista presencial com o Coordenador Geral -Dirigente Regional de Ensino previamente agendada após aprovação Etapa 1.

7.2.3- A Unidade Regional de Ensino selecionará dois candidatos com base nas competências apresentadas na entrevista e encaminhará à Secretaria da Educação.

7.3 – Etapa 3
7.3.1- Local:  Via Plataforma Teams
7.3.2- Entrevista com a equipe de seleção da SEDUC previamente agendada após aprovação Etapa 2.

VIII – Da divulgação
8. 1- O resultado será divulgado aos professores participantes do credenciamento via site da Unidade Regional de Ensino Leste 2, a partir do dia 03 de novembro de 2025.

IX – Das disposições finais
9-As etapas deste processo seletivo não serão realizadas por procuração.
9.1 – A designação para a função de Professor Especialista em Currículo corresponderá a 40 horas semanais, distribuídas em 8 horas diárias, com intervalo de uma hora de almoço;
9.2 – A atuação do Professor Especialista em Currículo (PEC) é na sua maior parte nas Unidades Escolares, sendo acompanhado de seus pares e da Supervisão de Ensino.
9.3 – Uma vez entregue sua proposta de trabalho, o candidato estará ciente e de acordo que, após a realização da entrevista, é de exclusiva decisão da Unidade Regional de Ensino –Leste 2 a seleção dos interessados, mediante análise dos documentos e das entrevistas.
9.4 – O presente edital contempla a formação de um cadastro reserva para os candidatos não selecionados neste momento;
9.5 – Os casos omissos serão apreciados e analisados pela Comissão de Seleção de PECs (CECs, Supervisor e Coordenador Geral – Dirigente Regional de Ensino) responsável pelo processo seletivo na Unidade Regional de Ensino Leste 2.