F.A.Q. – NIT

ATENÇÃO, O NIT NÃO DÁ MAIS ASSISTÊNCIA PARA EQUIPAMENTOS ANTIGOS (Itautec, Diebold e quaisquer outros dos projetos antigos)

1 – A INTERNET DA MINHA ESCOLA CAIU, O QUE FAÇO?

Caso ocorra queda da conexão com a Internet, reinicie o rack INTRAGOV. Caso a conexão não seja reestabelecida ligue no NIT (2055-8908, 8912, 8709, 8950) para que seja aberto um chamado junto a FDE. A FDE iniciará as tratativas em até 24h, acionando a VIVO, se necessário.


2 – MINHA LINHA TELEFÔNICA ESTÁ COM PROBLEMAS, O QUE FAÇO?

O NIT NÃO É O RESPONSÁVEL PELAS LINHAS TELEFÔNICAS DAS ESCOLAS E NÃO ATUA EM NENHUM SENTIDO PARA ESSE ASSUNTO.

As próprias Unidades Escolares devem abrir chamado junto à VIVO através do telefone 0800 0151551. Caso seja solicitado um código de acesso, utilize os números iniciais do CNPJ da Diretoria de Ensino (46384111).

Se mesmo após todas as tratativas o problema não for resolvido, a escola deve contactar o Núcleo de Compras, que é o gestor dos contratos de telefonia.


3 – O ALUNO OU SERVIDOR PERDEU OU DEVOLVEU CHIP FORNECIDO PELA SEDUC, O QUE FAÇO?

Caso um aluno ou servidor tenha devolvido ou perdido o CHIP, é necessário que algum integrante do trio gestor acesse a SED para reportar essa ocorrência e para que seja dada baixa nesse CHIP junto a operadora no caso de extravio. O CHIP devolvido poderá ser repassado para outro Servidor/Aluno.

Atenção: Um novo CHIP só poderá ser dado ao indivíduo após a baixa do CHIP extraviado.
Qualquer movimentação de CHIP deve ser registrada na SED. Ou seja, se você entregou um CHIP ou recebeu de volta, deverá cadastrar na SED.

Para dar baixa em um CHIP extraviado, siga os passos abaixo:
Clique no Menu – Gestão escolar > Gerenciamento de CHIPS > Gerenciamento de CHIPS.
Selecione os filtros de acordo com sua situação > Escolha o Servidor ou Aluno > Clique no “lápis”.
Escolha a opção extraviado ou devolvido e justifique.


4 – MEU E-MAIL INSTITUCIONAL NÃO FUNCIONA (GOOGLE OU MICROSOFT) O QUE DEVO FAZER?

Caso seu e-mail institucional não esteja funcionando, tente trocar a senha da SED no link, “Alterar Senha” no lado superior direito e entre nos e-mails novamente. Utilize senhas fortes, com letras, números e caracteres especiais (@&%#).
Se mesmo assim o e-mail institucional não funcionar, será necessário abrir uma ocorrência no portal de atendimento da SEDUC, clique no link abaixo para orientações:
https://deleste2.educacao.sp.gov.br/como-abrir-chamado-no-portal-de-atendimento-seduc/


5 – NÃO CONSIGO ACESSAR UM FORMULÁRIO / PLANILHA GOOGLE, O QUE PODER ESTAR ERRADO?

Muitas vezes, por razões de segurança, os formulários e planilhas Google são configurados para serem acessados somente através da conta institucional Google, não a conta Gmail comum muito menos a conta Microsoft, mas qual a diferença?… Observe:

Padrão conta Institucional Microsoft: fulano.silva@educacao.sp.gov.br
Padrão conta Gmail comum: fulano.silva@gmail.com

Padrão conta Institucional Google @servidor (mais utilizada – sempre voltado para levantamentos junto a administração da escola):
fulano.silva@servidor.educacao.sp.gov.br (perceba que depois do “@” vem “servidor.educacao.sp.gov.br”)

Na unidade escolar somente terá o e-mail @servidor o Diretor, COE, GOE e profissionais do Quadro de Apoio Escolar, e somente estes poderão acessar a planilha/formulário compartilhado com @servidor.

Padrão conta Institucional Google @prof (casos específicos, até o momento voltado para os Proatecs):
fulano.silva@prof.educacao.sp.gov.br (perceba que depois do “@” vem “prof.educacao.sp.gov.br”)

Importante: Lembre da desconectar/sair de qualquer conta Google comum (@gmail.com) que esteja conectado antes de acessar o formulário/planilha, caso contrário será apresentado uma tela informando que você deve pedir permissão para acessar ao invés de acessar diretamente ou abrir a janela de login.

Recomendamos fortemente que o profissional faça um primeiro acesso na conta para o sistema aplicar as primeiras configurações. O acesso pode ser feito na página de login do gmail mesmo, mas não esqueça de sair de qualquer conta comum caso esteja conectada.


6 – MINHA ESCOLA RECEBEU DIVERSOS EQUIPAMENTOS, COMO FAÇO PARA UTILIZÁ-LOS?

Peçam ajuda aos PROATECS para fazer esse procedimento e utilizem os tutoriais nos links abaixo:

Tutorial configuração notebook Multilaser:
https://docs.google.com/document/d/1lq18Ajh34BX6DZiNZerENde5fXJ7c6cFZTqBEPBdqcs/edit?usp=sharing&rm=minimal

Tutorial configuração notebook Positivo e Multilaser M11:
https://docs.google.com/document/d/1MChVsFh1q2E9ZZm9XYF3FkTEcjEix-TG6O-83KB7gcE/edit?usp=sharing&rm=minimal

Tutorial configuração do Chromebook:
https://docs.google.com/document/d/1COAJ4ubfODHcIN0ybr3hCe22Rf0vkoCFx2vKKI7qmMY/edit?rm=minimal

Tutorial configuração do Tablet Positivo:
https://drive.google.com/file/d/1rYEOgjvhdA-8E7FC_hsmyTGsnP3UHP2V/view?usp=sharing

► ACIONAMENTO DA GARANTIA (desktops, notebooks, plataforma de recarga, tablets e chromebooks):
https://docs.google.com/document/d/1l-FvwoIXLgMBsTqPbMWr1uZIWvcGgKFh9g0kbU7Xtd8/edit?usp=sharing&rm=minimal

UTILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS RECEBIDOS

Informamos que a escolas DEVEM UTILIZAR todos os equipamentos recebidos(Televisores, Notebooks Ultra Multilaser, Notebooks Positivo, Chromebooks Samsung, Plataformas de carregamento), EXCETO os celulares que ainda necessitam de previsão legal para utilização e, os Access Points que necessitam ser instalados pela empresa Prime e por isso devem permanecer guardados até a visita da empresa.

TIPO DE USO DOS EQUIPAMENTOS

Para uso pedagógico (alunos e professores):
notebooks Multilaser, notebooks Positivo, plataforma de carregamento, chromebooks e Tablets

Para uso administrativo (secretaria / gestão):
desktops/computadores de mesa

ATENÇÃO, O NIT NÃO DÁ MAIS ASSITÊNCIA PARA EQUIPAMENTOS ANTIGOS (Itautec, Diebold e quaisquer outros dos projetos antigos)


6.1 – GARANTIA DOS ESQUIPAMENTOS

Garantia de desktops, notebooks, plataforma de recarga, tablets e chromebooks, utilize o link abaixo:
https://docs.google.com/document/d/1l-FvwoIXLgMBsTqPbMWr1uZIWvcGgKFh9g0kbU7Xtd8/edit?usp=sharing&rm=minimal


6.2 – MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS TABLETS

Em caso de problemas referentes ao software, dentre eles:

– Não alteração da tela de termos e condições de uso da NAVITA;
– Problemas para sair do ‘Modo Kiosk’, mesmo após inserção da senha ‘4**0’;
– Problemas para download dos apps padrão;
– Problemas de conexão na rede wifi ‘SEDUC_MAQ’;
– Problemas de provisionamento (ativação) do tablet no geral;

► Orienta-se encaminhar e-mail à NAVITA por meio do correio eletrônico (servicedesk@navita.com.br), informando o IMEI do(s) dispositivo(s).

Em caso de problemas referentes ao hardware, dentre eles:

– Tablet reiniciando involuntariamente;
– Tablet não liga;
– Tela trincada (lembrando que para riscos, o tablet possui película de fábrica);
– Botões afundados/quebrados;
– Solicitação de PIN que seja diferente do padrão ‘0000’ para desbloqueio do equipamento;

► Orienta-se encaminhar e-mail à Positivo por meio do correio eletrônico (positivo.alfa@positivo.com.br), informando o IMEI do(s) dispositivo(s).


6.3 – SOBRE OS SMARTPHONES

Os smartphones são para uso exclusivo dos docentes.

Para o processo de cessão de uso, a SEDUC informou que estaria em desenvolvimento na SED, um sistema para registrar e estabelecer os devidos requisitos (termo de cessão de uso), mas até o momento não há novas informações.


7 – DICA: NAVEGADOR LENTO NEM SEMPRE SIGNIFICA COMPUTADOR RUIM OU INTERNET LENTA

Muitas vezes o site que você está visitando pode estar passando por alguma oscilação (SED por exemplo), isso não significa computador ruim ou que sua internet está lenta e você precise aumentar seu plano, seja em casa ou no trabalho, antes de qualquer coisa, faça um teste tentando navegar em outros sites como o Youtube ou Yahoo por exemplo, se eles estiverem normais, então o problema não é sua internet nem seu computador. Lembre sempre de realizar esses testes quando a navegação estiver lenta.


8 – GERENCIAMENTO DE USUÁRIOS NA SED (ESCOLAS PARTICULARES) 

Para gerenciar os usuários que tem acesso ao portal da Secretaria Escolar Digital – SED, as escolas particulares devem utilizar o login EP+cie, Exemplo (EP123456). Esse login deve ser utilizado apenas para movimentação de pessoal, reset de senha de usuário.
Segue link do tutorial de como inserir um usuário na SED.
https://docs.google.com/document/d/1tGzFqSPyAHELXmxr6Gim5GalG19mpZK1KsZ_d6-ghIY/edit?usp=sharing&rm=minimal


9 – CONFIGURAÇÃO DE IMPRESSORAS/SCANNERS

Sobre configuração de impressoras sem entrada de rede (RJ45), depende de vários fatores (versão do Windows, tipo de acesso da rede, conexões físicas da impressora, tipo de usuário do sistema “adm ou padrão”… etc), por esse motivo, a aquisição, instalação e configuração desse tipo de impressora é inteiramente responsabilidade de escola, devido a complexidade e demora em auxiliar remotamente que nem sempre funciona.
Caso a impressora tiver entrada de rede rj45 (igual aqueles pontos de rede na parede), ela pode ser conectada em uma porta específica no rack intragov para obter um compartilhamento de rede eficiente (sem dependência de um computador central), nesse caso, junto a um prestador ou alguém com bons conhecimentos, entre em contato com o NIT para informarmos as portas que podem ser utilizadas.


10 – HABILITAR MODO INTERNET EXPLORER PARA ACESSAR SITE EOL.PREFEITURA

Acesse o tutorial no link abaixo:
https://docs.google.com/document/d/143Iody6QLXouiU7xD3wPsbF7uduOjVR-1TJfSSTDYV0/edit?usp=sharing&rm=minimal


11 – USUÁRIO SEM ACESSO AO SISTEMA SEI

O login para o acesso ao sistema SEI é o nome que vem antes do “@” no e-mail institucional Microsoft, e a senha é mesma do SED.

Caso o servidor não consiga acessar o sistema, ou tenha mudado de UE, a escola deverá enviar os dados informados abaixo para e-mail delt2nit@educacao.sp.gov.br

► Nome: 
► RG: 
► CPF: 
► Cargo: 
► E-mail Institucional: 
► Escola: