Publicada DOE de 08-11-2024
Estabelece os procedimentos para a atribuição inicial das aulas do Professor Articulador do Programa Sala de Leitura, das Unidades Escolares de Tempo Parcial, para ano letivo de 2025
ANEXOS
1. Guia de Orientação de Seleção por Perfil
1.1 – Professor Articulador de Sala de Leitura – Unidade Escolar de Tempo Parcial
Em conformidade com a Resolução vigente que versa sobre o processo de atribuição do Programa Sala de Leitura das Unidades Escolares de Tempo Parcial, para o ano letivo de 2025, caberá ao
Diretor de Escola/Escolar, selecionar e indicar candidatos com o perfil adequado para a atribuição das aulas do Programa Sala de Leitura.
Tendo essa prerrogativa, a gestão do Programa Sala de Leitura expede o presente guia com a finalidade de auxiliar a equipe gestora a triar os postulantes a Professor Articulador de Sala de Leitura de sua unidade escolar.
Lembrando que a seleção do professor com perfil adequado impacta diretamente a qualidade dos serviços oferecidos e na criação de um ambiente de acolhimento que estimula a reflexão, apreciação da leitura, potencializa os processos de ensino e aprendizagem, práticas de leitura, escrita, pesquisa e produção cultural, promovendo, dessa forma, um aprendizado significativo e enriquecedor.
2. Características (Habilidades e Competências) por domínio de atuação
Devido a proposta do Programa Sala de Leitura e sua dinâmica, todas as formações (licenciaturas/habilitações) são válidas, sendo essencial que o Professor Articulador do Programa Sala de Leitura possua o perfil descrito nesse documento dentro dos domínios abaixo, sendo esperado:
Domínio – Liderança
• Possuir visão estratégica.
• Saber cooperar com as diferentes instâncias envolvidas no processo.
Domínio – Liderança
• Promover a liderança pelo exemplo e prática, com autoimagem positiva e inspiradora junto aos estudantes e comunidade escolar.
• Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos.
• Ter iniciativa na resolução de problemas e conflitos.
• Apresentar boa comunicação e habilidades interpessoais.
• Possuir iniciativa na promoção de uma cultura de colaboração interna (conselho escolar, grêmios, equipe gestora, equipe pedagógica, entre outros) e externa (com a Diretoria de Ensino, Órgão Central, equipe do Programa Sala de Leitura, parceiros, entre outros).
• Promover cultura de inovação com as tecnologias e plataformas educacionais.
Domínio – Desenvolvimento Profissional
• Buscar manter-se informado e atualizado sobre as tendências tecnológicas e pedagógicas.
• Ter boa disposição para participar de formações da Diretoria de Ensino e do Órgão Central, em especial do Programa Sala de Leitura.
• Demonstrar criatividade e proatividade em buscar de novas ferramentas e metodologias.
• Ser comprometido com a realização do seu trabalho no desenvolvimento dos processos e atendo prazos.
• Apresentar compromisso em aprender e se aperfeiçoar continuamente.
• Ter compromisso e corresponsabilidade na participação dos grupos de trabalho.
• Apresentar comprometimento em manter uma cultura de divulgação das boas
práticas tanto internamente (para a gestão, equipe pedagógica, elaboração de estratégias como murais, jornal, entre outros), quanto externamente (gerar dados e informações para a Diretoria de Ensino, Órgão Central, em especial, o Programa Sala de Leitura).
Domínio – Ação Pedagógica
• Possuir familiaridade com a leitura, escrita, pesquisa e produção cultural.
• Ser atento às necessidades de indivíduos, grupos e comunidades de forma atenta e prestativa, em especial as necessidades do corpo docente e da gestão.
• Traduzir as necessidades educacionais dos estudantes e propor medidas de intervenção com ações criativas e de qualidade para os educandos, com ações criativas e de qualidade para os educandos.
• Ser proativo para orientar estudantes nas práticas de leitura, escrita, pesquisa e ação cultural
• Promover trabalho conjunto e de apoio com os docentes nas várias disciplinas.
• Possuir boa didática para trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares.
• Comprometer-se com a construção e promoção de um ambiente de segurança
físico, mental e social dos estudantes, tanto no meio físico, quanto virtual.
• Promover atividades culturais diversificadas, trabalhando a sensibilidade estética e artística.
• Expressar disposição para desenvolvimento de projetos, atividades e de campanhas.
• Promover oportunidades de aprendizagem variada, desenvolvendo o conhecimento, empatia, imaginação e fruição.
• Ser comprometido com os planos de atividades e projetos da unidade escolar.
• Possuir boa relação (cordialidade, respeito, paciência, entre outros) com a comunidade escolar, em especial com os estudantes e professores.
• Apoiar a unidade escolar nas avaliações internas ou externas (SARESP, Provão Paulista, entre outros).
Domínio – Gestão e Serviços
• Utilizar racionalmente os recursos disponíveis.
• Ter sensibilidade e conhecimento quanto nas necessidades de inclusão e acessibilidade.
• Utilizar-se da cooperatividade e respeito mútuo nas relações de trabalho e na utilização de ambientes compartilhados.
• Prezar pela organização e asseio dos ambientes sob sua responsabilidade.
• Organizar visitas monitoradas para divulgação dos serviços ofertados.
• Possuir interesse em conhecer o acervo e os recursos pedagógicos (físicos e virtuais) das salas de leitura.
• Ser proativo na divulgação dos serviços oferecidos.
• Utilizar e auxiliar na utilização de tecnologias.
• Disposição para avaliar e ser avaliado continuamente.
2.1 – Ações esperadas do Professor Articulador do Programa de Sala de Leitura – Unidade Escolar de Tempo Parcial
● Promoção e desenvolvimento de práticas de leitura diversificadas:
Incentivar a formação de grupos, onde os estudantes possam discutir obras literárias, desenvolver produtos culturais advindos das propostas de leitura, estimular as leituras nas plataformas digitais e do acervo físico.
● Atividades Interdisciplinares:
Integrar as práticas de leitura, escrita e pesquisa em projetos e parcerias com outras disciplinas, mostrando a relevância e potencialidade do programa no processo de desenvolvimento do sujeito leitor e no auxílio do processo de ensino e aprendizagem em diferentes contextos.
● Interesse na Formação Contínua:
Demonstrar disposição em aprender, participar de cursos, workshops, ATPC, lives, orientações da Diretoria de Ensino e por parte do Programa Sala de Leitura no Órgão Central para atualização e troca de experiências com outros professores e profissionais diversos.
O Professor Articulador de Sala de Leitura, pauta sua representatividade em ser incentivador, promover a prática pela leitura, contribuindo de forma efetiva para a formação do sujeito-leitor crítico, consciente e atuante. Esse papel é essencial à promoção do desenvolvimento da autonomia do protagonismo juvenil, preparando os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.
Em suma, o perfil do professor articulador do Programa Sala de Leitura, assume um caráter multifacetado que exige um conjunto diversificado de habilidades e competências. Esse profissional é um articulador no ambiente escolar promovendo espaços aprendentes, um mediador essencial na formação de uma comunidade de leitores competentes e engajados.
3. Ficha para análise de Perfil – Professor Articulador de Sala de Leitura – Unidades Escolares de Tempo Parcial
Instruções para Preenchimento de Ficha para análise de Perfil Professor Articulador de do Programa Sala de Leitura – Processo de atribuição de classes e aulas 2025
Prezado(a) Professor(a),
Agradecemos seu interesse em se candidatar no processo de atribuição de aulas do Programa Sala de Leitura das Unidades Escolares de Tempo Parcial, conforme a Resolução vigente.
Para participar do processo é obrigatório que preencha a Ficha de análise de perfil – Professor Articulador de Sala de Leitura.
As informações fornecidas serão fundamentais na avaliação das competências e adequação para função.
Orientações:
1. Dados da Unidade Escolar: preencher as informações da Unidade Escolar que está pleiteando a proposta (sede/frequência e exercício).
2. Dados Pessoais: preencha suas informações de contato de forma clara e completa. Isso facilitará nossa comunicação.
3. Formação Acadêmica: informe sua formação de graduação (incluindo as habilitações) e pós-graduação, se houver.
4. Características Pessoais: indique até 3 três habilidades interpessoais e 3 (três) competências pedagógicas que você considere possuir, que sejam indispensáveis para conduzir um trabalho de excelência como Professor Articulador de Sala de Leitura.
5. Formação Contínua: informe sobre cursos e capacitações que você tenha realizado recentemente, pois valorizamos a busca por atualização e aprimoramento profissional.
6. Práticas de Mediação de Leitura: indique até 3 (três) estratégias que você utiliza para promover ações com leitura, escrita, pesquisa e produção cultural. Como também, até 3 (três) respectivas possibilidades de método de acompanhamento e avaliação das estratégias mencionadas (que contribuem para o processo de formação do sujeito leitor).
7. Objetivo e Motivação: compartilhe suas razões para:
a) atuar como Professor Articulador de Sala de Leitura;
b) o que motivou sua a busca pelo Programa Sala de Leitura;
c) quais as expectativas e metas deseja alcançar.
Sinta-se à vontade para destacar experiências que tenham relação com programas e projetos de leitura e escrita.
Essas informações auxiliarão o Diretor da sua unidade escolar entender melhor seu estilo de trabalho e como você pode contribuir como Professor Articulador de Leitura no ambiente escolar e na formação de uma comunidade leitora.
1- Dados da Unidade Escolar
Nome da U.E.
Diretoria de Ensino
Etapas de Ensino
2- Dados Pessoais
Nome do docente
E-mail institucional
Telefone
3 – Formação Acadêmica
Curso de Graduação
Habilitação em:
Pós-graduação:
4 – Características Pessoais
a) Indique até 3 (três) habilidades Interpessoais
b) Indique até 3 (três) competências pedagógicas
5 – Formação Contínua
Indique cursos e capacitações recentes e relevantes.
6- Práticas de Mediação
a) Indique até 3 (três) estratégias utilizadas para mediar leitura, escrita, pesquisa e produção cultural.
b) Indique até 3 (três) respectivas possibilidades de método de acompanhamento e avaliação das
estratégias mencionadas.
7 – Objetivo e Motivação
a. Por que deseja atuar como Professor Articulador de Sala de Leitura?
b. Quais são suas metas ao desempenhar à função como Professor Articulador
de Sala de Leitura?